Conceito: o que é marketing?
O primeiro passo para começarmos a compreender o que
significa este termo devemos definir o conceito de Marketing:
Marketing é uma palavra proveniente da língua
inglesa, apesar de estar intrínseca à cultura mundial.
Em inglês, market significa mercado e Marketing pode
ser traduzido como mercadologia, um estudo das causas, objetivos e
resultados que são gerados através das diferentes formas como nós
lidamos com o mercado.
Compra, venda e trocas de serviços, produtos ou
ideias.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.
Philip Kotler – Marketing Management
Segundo o American Marketing Association, a definição
do termo é a seguinte: “O Marketing é uma atividade,
conjunto de instituições e processos para criar, comunicar,
entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores,
clientes, parceiros e sociedade em geral.”
Ou seja, o Marketing é uma série de estratégias,
técnicas e práticas que tem o principal objetivo de agregar valor
às determinadas marcas ou produtos a fim de atribuir uma maior
importância das mesmas para um determinado público-alvo, os
consumidores.
Se engana quem acredita que o Marketing tem apenas como
o objetivo vender algo.
Este conceito se aprofunda em tudo que envolve este
processo, bem como a produção, logística, comercialização e pós
venda do produto/serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário