A importância do Marketing para as empresas

A importância do Marketing para as empresas




Apesar de muito falado atualmente, o marketing ainda é pouco ou erroneamente explorado pelas empresas. Todo empreendedor, quando abre um negócio, foca quase que exclusivamente no produto ou serviço prestado. E só vão pensar no Marketing quando veem que os resultados obtidos não são aqueles que eles estavam esperando. Outro equivoco, é pensar que o Marketing irá resolver todos os problemas da sua empresa como, melhorar a conversão, aumentar as vendas, visibilidade da marca, entre outros, em um único dia.
Neste primeiro post, você irá entender (de uma maneira mais geral) qual é a importância do marketing para as empresas. Quando ele surgiu, o que ele estuda, alguns mitos e por que hoje é quase impossível para as empresas viver sem ele. Mas antes de dar continuidade ao assunto, vamos definir o que é Marketing.

1. Definição

Todos os livros, artigos e posts que encontrei pela internet, tem uma definição diferente para o Marketing. A primeira definição que eu ouvi e que trago (em parte) comigo até hoje é:
“Marketing são os meios e métodos que uma unidade (pessoa, empresa, marca) tem para gerar valor (dinheiro, relacionamento, felicidade) em uma troca.” 
Calma! Em nenhum momento eu falei que essa era a melhor definição, ou a mais certa, ou a que você deve usar em sua empresa. Ainda mais por que ela é a definição mais básica que tem. Focando no mundo dos negócios, o que você precisa entender da definição é, que o Marketing é tudo aquilo que empresa pode fazer pra efetuar uma venda.
E não estou falando somente das ações como uma promoção, ou uma propaganda. Estou falando de um passo antes disso, estratégias, táticas, planejamento, pesquisas. É entender como gerar valor, como efetuar uma venda, como ter lucro em uma negociação. É entender quais são as necessidades dos seus clientes e oferecer para eles o melhor produto/serviço. E é ai que vamos para a segunda definição:
Marketing é identificar e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer essas necessidades de uma forma lucrativa, tanto para a empresa quanto para o consumidor.
Veja que essa segunda definição complementa a primeira e traz alguns pontos interessantes para a discussão.
Identificar. Enxergar as necessidades dos clientes e perceber como o seu produto pode atingi-lo da maneira mais eficaz possível
Antecipar. Estudar o comportamento dos clientes e prever como isso pode afetar, futuramente, a demanda do produto.
Satisfazer. Não uma unica vez! Os clientes precisam sentir que o serviço prestado pela sua empresa gera algum benefício (satisfação) para ele.
Lucrativa. Ninguém cria uma empresa para fazer caridade. O ‘lucro’ é o objetivo principal e a

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