terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Marketing e comunicação




Transformar o mundo em um lugar sustentável tem se tornado uma preocupação cada vez maior entre governos e o público em geral. Se dando conta de que o planeta Terra não tem mais condições de continuar sofrendo com ações como queima indiscriminada de combustíveis fósseis e destruição de florestas, a ONU, através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnu
ma), criou em 1972 o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo 5.
Feito para chamar atenção para as questões ambientais e encorajar políticas de preservação, o Dia do Meio Ambiente 2011 tem como sede mundial a Índia, onde serão realizadas diversas ações como encontros, debates e uma “caminhada verde”.
As questões de sustentabilidade e preservação da natureza tornaram-se também atrativos para as marcas, que enxergaram nelas oportunidades de ampliar suas campanhas de marketing e, consequentemente, a venda de produtos. Para comemorar a data que se aproxima, grandes empresas, como Danone, planejaram ações que visam melhorar a qualidade de vida do planeta. A multinacional francesa criou um website no qual 20.000 usuários poderão batizar um pixel da página com seu nome. Cada pixel representa 1m² de mata atlântica que será plantado posteriormente.
Outras empresas, como a Heineken e a Ambev, possuem metas “verdes” de longo prazo. Ambas as companhias têm projetos, já em andamento, para redução da quantidade de água utilizada na produção das bebidas, assim como redução da produção de gases estufa, como o gás carbônico. A Ambev afirma que, no dia 5, divulgará a situação atual de suas metas ambientais, a serem cumpridas até o ano de 2012.
Já a rede de supermercados Pão de Açúcar, que também tem compromissos com o meio ambiente traçados para 2012, está investindo em alternativas para as sacolas plásticas, como sacolas biodegradáveis e carrinhos de lona. A companhia aposta também em uma melhor gestão de resíduos, tendo como meta implantar estações de reciclagem em todas as lojas da rede.
O Pão de Açúcar é também um dos patrocinadores da Virada Sustentável, evento que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em São Paulo. O evento é um projeto idealizado pelo jornalista André Palhano e pela publicitária Mariana Amaral, que trará à cidade 400 atrações variadas espalhadas em mais de 70 locais, sempre com o objetivo de conscientizar a população da importância de uma sociedade sustentável.
“Sabemos que é impossível ser 100% sustentável, mas as pessoas têm que entender que elas podem melhorar o mundo dando um primeiro passo, tomando ações pequenas. Isso vale também para empresas. Elas precisam mesmo disponibilizar copos de plástico ou papel para secar as mãos? Soluções como copos e toalhas reutilizáveis são mais sustentáveis e ainda pesariam de forma positiva no bolso”, disse Palhano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário