Também conhecido como Marketing
Mix ou Composto de Marketing, este são as variáveis que ditarão
e influenciarão na maneira como suas estratégias devem ser montadas
e também atuaram na forma como o mercado responde às suas
investidas.
Agora conheça as características dos quatro P’s:
Preço, Praça, Produto e Promoção.
- Preço: Ponto bem autoexplicativo. Referente ao valor e como será cobrado do cliente o seu produto. Além da definição do valor, outros pontos como a maneira que será cobrada e outras estratégias voltadas ao pagamento são abordadas.
- Praça: Refere-se ao local seu produto será comercializado. Este ponto pode ser um pouco confuso quando analisamos o contexto de um e-commerce, já que está situado na internet e pode ser entregue para qualquer lugar do mundo (dependendo da logística de cada negócio).
- Produto: Este ponto é importante pois deixa claro quais são as características do produto ou serviço que sua empresa está disponibilizando no mercado. Também ajuda a defini-lo e moda-lo.
- Promoção: Simples, este último ponto refere-se às estratégias que serão utilizadas para a divulgação do produto ou serviço. É onde entra a publicidade.
É importante entender que, apesar de muito
importante, o marketing mix é somente um modelo para se conseguir
classificar melhor as atividades do marketing, mas não pode nunca
limitá-las.
Hoje em dia com os vários avanços tecnológicos,
principalmente a Internet, existem vários cenários em que os 4Ps do
marketing já não se encaixam perfeitamente.
Um bom profissional de marketing deve entender como
eles funcionam para poder extrair seus princípios e aplicar a outros
cenários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário