terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Mas o que é Marketing Verde?


Marketing ambiental

“O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.” (AMA,1970)

“(...) um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente” (KOTLER)

“Marketing Verde ou Ambiental consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.” (POLONSKY)

O Marketing Verde, enfim, pode trazer redução de custos para a empresa, na medida em que a poluição representa, dentre outras coisas, materiais mal-aproveitados devolvidos ao meio ambiente.


Ao adotar o marketing verde, a organização deve informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis, de forma a estimular (onde já exista) e despertar (onde ainda não exista) o desejo do mercado por esta categoria de produtos.

Marketing ambiental, ou Marketing verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente, uma empresa que faz sua parte perante a sociedade, é uma empresa ecologicamente consciente.


Com o aumento do aquecimento global, com a existência de várias campanhas alertando a população sobre um real risco em todo mundo, há uma forte onda de conscientização entre a população, preocupada com a sustentabilidade do planeta, e que tomam a decisão de compra com base no benefício ambiental oportunizado por produtos ou serviços. A estratégia de marketing ambiental entende que uma pessoa que tenha o mínimo de consciência ecológica, daria preferência aos produtos citados. Um serviço ou produto pode demonstrar ser ambientalmente responsável pela forma como é produzido, como é vendido ou embalado.

O marketing ambiental pode ser uma ferramenta extremamente poderosa de gestão de mercado. Porém, ao mesmo tempo em que cresce o número de consumidores conscientes, cresce também a desconfiança com relação a propostas pretensamente “verdes”, mas que não passam de promessas vazias que tentam explorar de forma irresponsável este novo filão de mercado. Portanto as empresas têm de executar sua estratégia de marketing ambiental de forma correta, sob pena da marca da empresa sofrer danos muito sérios em sua credibilidade. O marketing verde vai muito além de meras frases de efeito publicitário. É necessário que as empresas realmente adotem práticas de gestão comprometidas com a sustentabilidade. Neste caso, elas poderão ser capazes de atrair mais clientes e mais vendas. Para o marketing verde ser eficaz, as empresas precisam saber aplicar os três princípios básicos de uma estratégia eficaz: ser genuíno, educar os seus clientes e proporcionar-lhes colaboração.



Marketing e comunicação




Transformar o mundo em um lugar sustentável tem se tornado uma preocupação cada vez maior entre governos e o público em geral. Se dando conta de que o planeta Terra não tem mais condições de continuar sofrendo com ações como queima indiscriminada de combustíveis fósseis e destruição de florestas, a ONU, através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnu
ma), criou em 1972 o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo 5.
Feito para chamar atenção para as questões ambientais e encorajar políticas de preservação, o Dia do Meio Ambiente 2011 tem como sede mundial a Índia, onde serão realizadas diversas ações como encontros, debates e uma “caminhada verde”.
As questões de sustentabilidade e preservação da natureza tornaram-se também atrativos para as marcas, que enxergaram nelas oportunidades de ampliar suas campanhas de marketing e, consequentemente, a venda de produtos. Para comemorar a data que se aproxima, grandes empresas, como Danone, planejaram ações que visam melhorar a qualidade de vida do planeta. A multinacional francesa criou um website no qual 20.000 usuários poderão batizar um pixel da página com seu nome. Cada pixel representa 1m² de mata atlântica que será plantado posteriormente.
Outras empresas, como a Heineken e a Ambev, possuem metas “verdes” de longo prazo. Ambas as companhias têm projetos, já em andamento, para redução da quantidade de água utilizada na produção das bebidas, assim como redução da produção de gases estufa, como o gás carbônico. A Ambev afirma que, no dia 5, divulgará a situação atual de suas metas ambientais, a serem cumpridas até o ano de 2012.
Já a rede de supermercados Pão de Açúcar, que também tem compromissos com o meio ambiente traçados para 2012, está investindo em alternativas para as sacolas plásticas, como sacolas biodegradáveis e carrinhos de lona. A companhia aposta também em uma melhor gestão de resíduos, tendo como meta implantar estações de reciclagem em todas as lojas da rede.
O Pão de Açúcar é também um dos patrocinadores da Virada Sustentável, evento que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em São Paulo. O evento é um projeto idealizado pelo jornalista André Palhano e pela publicitária Mariana Amaral, que trará à cidade 400 atrações variadas espalhadas em mais de 70 locais, sempre com o objetivo de conscientizar a população da importância de uma sociedade sustentável.
“Sabemos que é impossível ser 100% sustentável, mas as pessoas têm que entender que elas podem melhorar o mundo dando um primeiro passo, tomando ações pequenas. Isso vale também para empresas. Elas precisam mesmo disponibilizar copos de plástico ou papel para secar as mãos? Soluções como copos e toalhas reutilizáveis são mais sustentáveis e ainda pesariam de forma positiva no bolso”, disse Palhano.

Estratégia de vendas








A importância do Marketing para as empresas


     Apesar de muito falado atualmente, o marketing ainda é pouco ou erroneamente explorado pelas empresas. Todo empreendedor, quando abre um negócio, foca quase que exclusivamente no produto ou serviço prestado. E só vão pensar no Marketing quando veem que os resultados obtidos não são aqueles que eles estavam esperando. Outro equivoco, é pensar que o Marketing irá resolver todos os problemas da sua empresa como, melhorar a conversão, aumentar as vendas, visibilidade da marca, entre outros, em um único dia.
Neste primeiro post, você irá entender (de uma maneira mais geral) qual é a importância do marketing para as empresas. Quando ele surgiu, o que ele estuda, alguns mitos e por que hoje é quase impossível para as empresas viver sem ele. Mas antes de dar continuidade ao assunto, vamos definir o que é Marketing.

1. Definição

Todos os livros, artigos e posts que encontrei pela internet, tem uma definição diferente para o Marketing. A primeira definição que eu ouvi e que trago (em parte) comigo até hoje é:
“Marketing são os meios e métodos que uma unidade (pessoa, empresa, marca) tem para gerar valor (dinheiro, relacionamento, felicidade) em uma troca.” 
Calma! Em nenhum momento eu falei que essa era a melhor definição, ou a mais certa, ou a que você deve usar em sua empresa. Ainda mais por que ela é a definição mais básica que tem. Focando no mundo dos negócios, o que você precisa entender da definição é, que o Marketing é tudo aquilo que empresa pode fazer pra efetuar uma venda.
E não estou falando somente das ações como uma promoção, ou uma propaganda. Estou falando de um passo antes disso, estratégias, táticas, planejamento, pesquisas. É entender como gerar valor, como efetuar uma venda, como ter lucro em uma negociação. É entender quais são as necessidades dos seus clientes e oferecer para eles o melhor produto/serviço. E é ai que vamos para a segunda definição:
Marketing é identificar e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer essas necessidades de uma forma lucrativa, tanto para a empresa quanto para o consumidor.
Veja que essa segunda definição complementa a primeira e traz alguns pontos interessantes para a discussão.
Identificar. Enxergar as necessidades dos clientes e perceber como o seu produto pode atingi-lo da maneira mais eficaz possível
Antecipar. Estudar o comportamento dos clientes e prever como isso pode afetar, futuramente, a demanda do produto.
Satisfazer. Não uma unica vez! Os clientes precisam sentir que o serviço prestado pela sua empresa gera algum benefício (satisfação) para ele.
Lucrativa. Ninguém cria uma empresa para fazer caridade. O ‘lucro’ é o objetivo principal e a

Os pilares da gestão de Marketing


Para conquistar um cliente, é necessário encantá-lo e, para conseguir isso, podemos utilizar o marketing digital como principal aliado. A atividade consiste em um conjunto de ações utilizadas por empresas comerciais via internet e outros meios digitais, com o objetivo de garantir uma maior visibilidade e alcance de público. Nos últimos anos, o chamado “MD” tem se desdobrado para chegar até consumidores de forma mais rápida, relevante e eficiente. 
Por essas e outras, o marketing digital vem crescendo vertiginosamente, pois é cada vez maior o número de pessoas conectadas à internet, bem como o tempo de atividade online e o uso cada vez maior de serviços e produtos via web. Se você tem uma empresa e está fora da grande rede, pode acreditar: é uma “economia” que está lhe custando caro. 
Mas não basta estar presente nos espaços virtuais, é preciso saber trabalhar sua presença. Ações mal pensadas e estratégias ruins, na melhor das hipóteses, farão você jogar tempo e dinheiro no lixo. Na pior das possibilidades, podem jogar sua própria empresa. 
Abaixo, você confere cinco pilares fundamentais do marketing digital e dicas para utilizar cada um deles em seu negócio:



Como o marketing digital pode ajudar a sua empresa?


Imagino quer com esses 2 exemplos você não esteja mais na dúvida de como o marketing digital pode te ajudar, mas se tiver, saiba que o principal retorno que a empresa pode ter são clientes engajados, interessados na marca, nos seus produtos e serviços, além de mais receita.
Para isso, as melhores ferramentas são a criação conteúdos digitais interessantes, bom uso das redes sociais, atenção ao mobile e bom atendimento aos clientes. Principalmente lojas virtuais devem sempre se preocupar em deixar claro que há atendimento e formas de contato com a empresa para sugestões, reclamações ou informações. E conhecendo bem o seu público, é possível criar conteúdo específico para os seus gostos e se comunicar de maneira direta com ele.
Aproveite para comprar nosso pacote de planilhas de marketing online ou conhecer outros produtos relacionados e desfrute de todos os benefícios deles em sua empresa.

Os quatro P’s do Marketing


Também conhecido como Marketing Mix ou Composto de Marketing, este são as variáveis que ditarão e influenciarão na maneira como suas estratégias devem ser montadas e também atuaram na forma como o mercado responde às suas investidas.
 
Agora conheça as características dos quatro P’s: Preço, Praça, Produto e Promoção.
  • Preço: Ponto bem autoexplicativo. Referente ao valor e como será cobrado do cliente o seu produto. Além da definição do valor, outros pontos como a maneira que será cobrada e outras estratégias voltadas ao pagamento são abordadas.
  • Praça: Refere-se ao local seu produto será comercializado. Este ponto pode ser um pouco confuso quando analisamos o contexto de um e-commerce, já que está situado na internet e pode ser entregue para qualquer lugar do mundo (dependendo da logística de cada negócio).
  • Produto: Este ponto é importante pois deixa claro quais são as características do produto ou serviço que sua empresa está disponibilizando no mercado. Também ajuda a defini-lo e moda-lo.
  • Promoção: Simples, este último ponto refere-se às estratégias que serão utilizadas para a divulgação do produto ou serviço. É onde entra a publicidade.
É importante entender que, apesar de muito importante, o marketing mix é somente um modelo para se conseguir classificar melhor as atividades do marketing, mas não pode nunca limitá-las.
Hoje em dia com os vários avanços tecnológicos, principalmente a Internet, existem vários cenários em que os 4Ps do marketing já não se encaixam perfeitamente.
Um bom profissional de marketing deve entender como eles funcionam para poder extrair seus princípios e aplicar a outros cenários.

O marketing digital nada mais é do que estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a internet. Em outras palavras, o marketing digital é o nome que se dá para as ações de comunicação de uma empresa que utiliza a internet e dispositivos móveis para divulgar e vender seus produtos e serviços, além de ampliar o seu relacionamento com os clientes.
Atualmente, a internet já é considerada a maior fonte de informação do mundo. Desde que ganhou esse título, as empresas passaram a investir pesado em marketing digital e de conteúdo. Entre os principais objetivos desse tipo de marketing estão o aumento da visibilidade das páginas, otimização de websites para atrair mais consumidores para seu site e aumentar suas vendas.
Subdivisões do marketing digital também são muito comuns e recomendadas, como o social media marketing, mobile marketing e e-mail marketing. Respectivamente, essas categorias focam em redes sociais, dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e no envio de campanhas de marketing por e-mail. Todas essas práticas, quando feitas em conjunto, garantem o êxito de campanhas de internet.


 

Para que serve o marketing digital?

O marketing digital serve, principalmente, para aumentar vendas ou fechamento de contratos. Quando uma empresa não consegue atingir esse objetivo, provavelmente significa que não está desenvolvendo as ações digitais da maneira correta. Profissionais qualificados e ferramentas adequadas são essenciais para campanhas de sucesso.
Além disso – e por causa disso -, o marketing digital também serve para solidificar a marca e posicioná-la de acordo com os seus objetivos. Com ele, os clientes também são fidelizados por causa das ações personalizadas que garantem que a marca fique sempre presente na memória do consumidor.